sábado, março 20, 2010

A final de uma vida!

Benfica o maior, mas pouco!


Pleno para Jesualdo empatará os rivais

CARLOS GOUVEIA

Mais do que a rivalidade, o orgulho e o dinheiro, a Taça da Liga pode ser o troféu da afirmação para o FC Porto e, em particular, para Jesualdo Ferreira, a quem só falta esta prova para fazer o pleno nacional de conquistas enquanto treinador dos portistas nos últimos quatro anos. Tal como o clube, falhou as duas primeiras tentativas.

Vencer o Benfica no Algarve não só será um balão de oxigénio para o que falta de época - importante depois dos desaires em Alvalade e em Londres - como permitirá ao clube igualar o rival no número de títulos oficiais, juntando as provas nacionais e internacionais. É matemática pura, porque as conquistas são diferentes. Ao longo da história, o Benfica levantou 65 troféus nacionais no futebol, isto a nível dos seniores, apenas mais um do que FC Porto, que nos últimos 25 anos, ou mais precisamente desde que Pinto da Costa assumiu a presidência, tem encurtado a distância.

A título particular, como já se disse, falta este troféu - o da Taça da Liga - para Jesualdo Ferreira atingir o pleno: tem três campeonatos festejados, mais uma Taça de Portugal - ganha ao Paços de Ferreira, com outra perdida para o Sporting - e uma Supertaça Cândido de Oliveira conquistada em Agosto aos pacenses, depois de ver os leões vencerem as duas edições anteriores em que esteve no banco do FC Porto. No seu primeiro ano, recorde-se, ainda assistiu da bancada à vitória do "mister" Rui Barros sobre o Setúbal nessa prova.

Feitas as contas, Jesualdo Ferreira vai disputar a sexta final da sua carreira, todas enquanto treinador do FC Porto, tendo ganho duas e perdido três. Também aqui há contas a ajustar por parte do professor, que seguramente pretenderá equilibrá-las numa altura em que o seu futuro no clube começa a ser equacionado, apesar de ter mais um ano de contrato. Do outro lado estará Jorge Jesus, que disputará apenas a segunda final da carreira. A outra perdeu-a no Jamor, para o Sporting, quando era treinador do Belenenses.

0 pessoas muito fixes comentaram este post.: